Vode An - Mandalorianos CJSP - Mandalorian Mercs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando

Ir para baixo

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando Empty [Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando

Mensagem  Takren Ter Jun 16, 2009 12:26 am

Guia Básico de Construção
das Placas de uma Armadura Mandaloriana


Su'cuy, mando’ade!
Esse é um guia básico para quem não sabe por onde começar a construir sua beskar’gam, ele é mais um apanhado geral com recomendações para você soltar a imaginação. Use, adapte, inove em cima, não temos a intenção de fazer um guia definitivo, apenas um ponto de início.

Kote, vode an!
Takren


Antes de mais nada:
Analise-se, nem todos tem o mesmo físico do Temura Morrison (eu por exemplo tenho 1,64 m). Isso não significa que se você não é atlético não deve fazer uma beskar’gam, não é isso! Apenas significa que você deve tomar algumas precauções para adequar o conceito da armadura para a sua realidade, nem todo mandaloriano é igual. Essa é a chave, analise o projeto da beskar’gam e ajuste as proporções para suas proporções. Se a pessoa é magra as placas do peitoral e abdômen devem ser menores, se a pessoa é gordinha deve ser maior e assim vai. Sempre tire medidas e faça testes em papel cartão para ver a melhor medida, uma das coisas que descobri é que, as placas do peito seguem os limites da sua caixa torácica, desde a clavícula até a última costela, já a do abdômen deve seguir abaixo da curva que caixa torácica faz, até uns 2 dedos abaixo do umbigo (Aproximadamente. Ajustes como disse são sempre necessários).

A versão feita aqui não leva em conta o capacete, comprado à parte e personalizado depois, mas nada impede que se use a mesma técnica daqui para fazê-lo do zero, vai ser um trabalhão, mas não é impossível. (assim como os braceletes)


Agora vamos aos materiais:

Lâminas de PVC de 2 mm (normalmente vendidas no tamanho aprox. A2)
Lâminas de EVA de 1 mm (tamanho A3)
Lâminas de papel cartão de 1 mm (tamanho A2)
Sucata interessante (porcas, chips, presilhas, fivelas etc)
Velcro de tala larga
Elástico de tala larga
Cola branca
Cola de contato
Cola de Cianoacrilato (super bonder)
Massa epóxi (durepoxi)
Tinta automotiva (cores diversas)
Fita crepe
Tinta de aeromodelo (cores diversas)
Tesoura afiada (cuidado)
Estilete bem afiado (cuidado)
Pincéis variados
E tudo que você achar que pode te ajudar na empreitada


>Precauções

Mesmo sendo um projeto simples de artesanato, alguns dos materiais são de alguma maneira perigosos (cortantes, tóxicos etc) por isso recomendamos atenção ao se trabalhar na construção de sua armadura. Procure um local bem arejado, bem iluminado e longe de crianças e animais domésticos. Se você for menor de idade mostre esse projeto para seus pais ou responsável e peça sua ajuda. Segurança em primeiro lugar, mando!


>Passo 1 – Preparação

• A imagem abaixo é o esquema das placas da armadura básica, é em cima dela que trabalhamos. Com ela distorcemos as medidas, alteramos e adaptamos até o design personalizado desejado.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando Esquema

• Imprima ou desenhe no tamanho final e recorte as peças em papelão comum, dobre conforme e ajuste no corpo. Assim você terá um molde acurado e já terá idéia de como dobrar e vincar a peça final.

• Uma recomendação é começar com as peças mais simples como a proteção das coxas e do peito da mão, assim você vai aprendendo a lidar com os materiais para quando chegar em uma peça complexa não se perder.

• Agora que você tem os moldes façamos as placas finais. O modo de montagem é bem simples: Pegue uma lâmina de PVC, cole uma lâmina de papelão e no papelão uma lâmina de EVA (preto dá melhor resultado). Para colar use cola de contato que dará mais resistência e melhor resultado, espere secar por 01 (um) dia e no final você terá um “sanduíche” que é rígido, moldável e fácil de cortar.


>Passo 2 – Recorte

• Pegue esse sanduíche e usando os moldes feitos como gabarito, desenhe e recorte as placas.

• Corte usando uma tesoura grande e bem afiada, corte aos poucos, devagar e com cuidado, o PVC é bem liso e pode escorregar. Nos cantinhos muito pequenos use um estilete. Se você tiver uma mini-retífica (dremel) é muito mais fácil, mas não é item obrigatório. Evite cantos em ângulo que podem te cutucar e arranhar, faça sempre cantos arredondados.

• Lixe as beiradas para tirar imperfeições e rebarbas.

• Como resultado você terá uma peça da armadura, mas plana. No próximo passo veremos como moldá-la para tomar a forma certa.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 4-2

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 3-2


>Passo 3 – Moldagem

• Essa é a parte chatinha da coisa, mas com planejamento não é difícil. Nesse ponto você já testou as medidas e “brincou” com o molde para saber onde e como dobrar a placa até chegar na forma desejada. Observe fotos da armadura do filme, entenda as curvas e mão na massa.

• O método mais recomendado é o uso de uma pistola que sopra calor, não é difícil de achar mas requer cuidados como luvas de proteção e muita atenção. Não precisamos de muito calor para amolecer o PVC, mas essas pistolas podem chegar a temperaturas perigosas então todo cuidado é pouco. Caso não tenha uma pistola dessas, você pode fazer como eu e usar o fogão, mas atenção redobrada.

• Sempre aqueça as peças pelo lado do PVC, o EVA é muito sensível ao calor.

• Faça um teste em um pedaço do sanduíche de PVC para saber como o material reage ao calor. Aqueça, dobre, vire etc... Só assim você saberá o que fazer.

• Para cantos retos e vincos dobre à frio, curvas suaves e arredondamento use o calor.

• É melhor aquecer e moldar um pouquinho, depois aquecer mais e moldar mais um pouquinho até ter a forma desejada do que tentar moldar de uma vez. Fica mais fácil de corrigir possíveis erros.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 2-4

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 1-3


>Passo 4 – Pintura

• A gordura é inimiga da tinta, lave com detergente todas as peças deixe secar e antes de começar a pintar passe um pano com álcool. Evite encostar na área a ser pintada para não marcar digitais.

• Tinta spray. Use sempre tintas da mesma marca e mesma linha (Colorgim Automotivo, por exemplo), evite misturar tintas diferentes pois uma pode reagir com a outra criando bolhas, manchas e raiva na gente Smile

• Como sempre faça isso em um local bem arejado e se possível use aquelas máscaras de papel, aplique o spray a uma distância de mais ou menos 30 centímetros.

• Aplique a primeira mão de tinta de modo grosseiro, um borrifo mínimo e sem tentar cobrir totalmente de tinta. A aparência será de como uma areia fina aplicada no material, pequenos pontinhos mínimos e esparsos e espere secar. Ele servirá de base em que a tinta irá grudar. Vá aplicando várias mãos de tinta, sempre de pouco em pouco para evitar que acumule tinta nas frestas ou que ela escorra, espere no mínimo 30 minutos de secagem entre uma mão e outra. (Eu espero 1 hora)

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 31082008179

• Nunca aplique muita tinta de uma vez só, o solvente da tinta molhada vai dissolver a tinta já seca criando uma melequeira.

• Para fazer faixas é simples, proteja a área a não ser pintada com fita crepe e jornal, as linhas ficam perfeitinhas. Detalhe que a fita crepe é um pouco elástica, então você pode estica-la um pouquinho para fazer curvas suaves. Use 2 tipos de fita crepe uma larga para grandes áreas e uma bem fininha para marcar desenhos, funciona bem. Não use fita adesiva de plástico, ela reage com a tinta, solta e estraga tudo.

• Caso queira proteção extra, cada tipo de tinta spray tem seu verniz. Compre o correto e aplique da mesma maneira da tinta.

• Use a imaginação, a pintura significa algo? Abuse de grafismos, desenhe símbolos, coloque adesivos. GO NUTS! A armadura é sua!

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 31082008183

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 31082008180


>Passo 5 – Acabamento

• Agora é colar o velcro nas placas, costurar no macacão.

• É nesse ponto que a gente diferencia as armaduras, algumas pessoas colocam leads de bicicleta, fazem painéis... Sujeira etc. Pense com cuidado na aparência de sua armadura e seja um Mando feliz.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 1-2

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando 2-3

>Dicas finais

O que define se sua armadura será boa ou não será o quanto de planejamento você colocou na obra. Não saia como um Bantha louco já recortando e colando. Pare, pense, visualize. O que você quer? Qual a aparência? Uma boa pedida é desenhar um projeto, não precisa ser bem desenhado, não precisa ser virtuoso, a função disso é de por suas idéias alinhadas. Mantenha coerência no design, pense nas cores, seus significados. Vá na loja de ferragens, de materiais de construção e procure por idéias, soluções.

Quando você souber exatamente o que fazer, respire fundo acalme-se e comece. Não tenha pressa de terminar e divirta-se.

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando Man04

[Tutorial] Básico p/ Construção das Placas de Armadura Mando ATgAAAAuV39ST6fZQ_LtXfQSLvLW_aGUalC

Obrigado e KOTE, MANDO’ADE!!

Takren
Verd ori'shya beskar'gam
Um guerreiro é muito mais do que sua armadura

Takren

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/06/2009
Idade : 46
Localização : Keldabe - Aldeia Fett

http://www.mundico.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos